(Não esqueça de deixar seu like e compartilhar com seus amigos <3 )
Entre os dias 9 de junho de 2025 a 30 de junho de 2026, seremos abençoados com a tão esperada passagem de Júpiter pelo signo de Câncer. Ele, como muitos de vocês já sabem, é a Fortuna Maior da astrologia, estando relacionado com a prosperidade, a fertilidade, os milagres, a justiça, a espiritualidade, a misericórdia e afins. Em Câncer, o grande benéfico encontra-se exaltado, alcançando o ápice do seu poder e esplendor ao derramar suas benesses na Terra e seus habitantes (o que é particularmente muito bem-vindo nesses tempos de Saturno em Áries, a Infortuna Maior em queda, que sinaliza destruição).
Isso não significa que nossos problemas vão desaparecer, mas certamente podemos contar com o avanço de soluções e acontecimentos que trazem um potencial positivo para a História. Como muito bem lembrado pela Ísis Daou, a queda do muro de Berlim e o início das negociações do fim do apartheid na África do Sul deram-se na passagem de Júpiter em Câncer, confrontando os impulsos de segregação e separatividade infelizmente tão comuns em nosso mundo. Quem sabe, nessa época de perseguição a imigrantes nos EUA e Europa, não podemos ver a insurgência de movimentos mais promissores de reunificação? Ou até mesmo alguma solução, ainda que provisória, para os conflitos entre Rússia e Ucrânia, Israel e Palestina e tantos outros? De alguma forma, o período promete bons ventos a questões de territorialidade, pertencimento e coexistência.
Tudo isso porque Júpiter é recebido como convidado de honra no signo da Lua, onde pode gerar a abundância necessária para que todos se sirvam à vontade à mesa. Câncer, não podemos esquecer, é o Ascendente do Thema Mundi, o mapa mítico da Terra, indicando que nosso planeta é anfitrião de todos nós e, por isso, todos temos direito a um lugar igual em seu corpo celeste. Não há necessidade de guerra quando percebemos a vastidão de nossos territórios e nossa imensa capacidade produtiva, basta desenvolvermos em nós o valor da fraternidade universal e uma busca mais séria pela paz, remodelando profundamente nossos sistemas.
Ademais, períodos em que Júpiter transita por Câncer favorecem chuvas, colheitas, os direitos da criança e da mulher, sobretudo mães, e o aumento da taxa de natalidade, beneficiando também o crescimento da população de animais (revertendo alguns riscos de extinção) e o reflorestamento. Sendo o significador da economia, também garante uma melhora nos índices gerais do mundo, embora, nas primeiras semanas, possamos ver algumas crises ou oscilações devido à quadratura estreita com Saturno. Essa passagem é particularmente promissora para partes da África (como África do Sul, Congo, Angola, Moçambique etc), Escócia e Holanda.
Júpiter em Câncer é especial para a espiritualidade e pode trazer muita inspiração para quem busca autodesenvolvimento. Eventualmente, traz destaque a religiões e seus expoentes, bem como figuras ligadas a leis e ao meio acadêmico. Nessa época, o conhecimento tende a vincular-se mais à sabedoria, propiciando o avanço da ciência para fins nobres.
Já o lado negativo que essa passagem pode representar é o moralismo exacerbado, ou seja, a tendência a julgar o outro com base em códigos de conduta localizados e pessoais, muitas vezes de forma hipócrita. O remédio para isso está na própria natureza misericordiosa e sábia de Júpiter, incitando-nos a olhar com mais amor e compreensão aquele que é diferente de nós. Qual faceta você escolhe?
Entendido essa passagem de Júpiter em Câncer na astrologia mundana, vejamos o que ele pode trazer para cada um dos 12 Ascendentes:
(atenção: as considerações aqui são GERAIS e podem se realizar em maior ou menor grau a depender das condições particulares de cada natividade)
Ascendente em Áries: toda boa história de pirata tem uma busca pelo tesouro: e que felicidade quando ele é encontrado! Mas só o acha aquele que está disposto a entender os sinais. Depois, com o navio cheio, retorna para a casa e se deleita no próprio reino. Se você tem o Ascendente em Áries, Júpiter em Câncer abre um período de prosperidade a ser vivida no lar. É uma fase boa para comprar ou vender um imóvel, encontrar um lugar no qual você se sinta pertencente, resolver problemas familiares, reconectar-se à sua terra e aos seus ancestrais ou quem sabe mudar de país, conseguir cidadania e até encontrar algum bem valioso esquecido no tempo.
Ascendente em Touro: estamos acostumados a pensar que a única riqueza que importa é aquela que é palpável, quando na verdade o maior valor reside naquilo que transcende a matéria. Nessa passagem de Júpiter em Câncer, quem tem o Ascendente em Touro muito ganha na medida em que se abre para as influências divinas, sobretudo daquelas relacionadas à natureza e à energia feminina. É uma ótima fase para desenvolver seus dons mediúnicos, dominar a magia, ter sonhos lúcidos, ritualizar sua fé e aprender algum oráculo. É claro que adquirir conhecimentos, no geral, está favorecido, ajudando na formação ou até preparação para exames. Também promete viagens significativas que beneficiam o trabalho e as relações sociais, além de trazer benefícios de irmãos e parentes.
Ascendente em Gêmeos: você pode não ganhar na mega sena mundana, mas está prestes a ganhar a mega sena astral! A boa sorte está batendo em sua porta prontinha para passar um tempo na sua casa, você está pronto para acolhê-la? Júpiter em Câncer lhe promete uma fase de prosperidade e fartura, revertendo eventuais quadros negativos e potencializando os seus ganhos e a valorização dos seus bens, mas cuidado com os gastos desenfreados, viu? Além do mais, você encontrará o suporte necessário para alavancar seus projetos pessoais e profissionais, de modo a sustentar melhor sua posição no mundo.
Ascendente em Câncer: e não é que os humilhados serão mesmo exaltados? A promessa bíblica se cumpre agora que Júpiter ingressa no seu Ascendente, aliviando o peso de Saturno em Áries até meados de 2026. Para isso, você deverá perceber-se como um agente importante no desencadeamento das ações a sua volta. É verdade que o trânsito lhe proporcionará grande sorte e abundância, mas tudo isso será melhor alcançado quando você se dispõe a abraçar a vida com o otimismo que ela merece (em outras palavras, aja com presença de espírito e não como alguém empurrado pela maré). Você terá a oportunidade de melhorar sua vida em todos os aspectos, do físico ao espiritual, aperfeiçoando as coisas de fora e de dentro. Mais do que a riqueza material, esta é uma chance de crescer enquanto ser humano e fortalecer suas virtudes pessoais. Júpiter retribui mais quem compartilha do que quem retém: lembre-se disso! Ademais, o período é favorável para jornadas, estudos e conexão com o divino, mas pede cuidado com excessos, pois eles tendem a trazer riscos à saúde.
Ascendente em Leão: feliz daquele que souber viver o silêncio! As respostas que tanto pedimos ao Universo nem sempre vêm por meio de palavras ou sinais gritantes, mas vez ou outra nasce da quietude do nosso ser e das coisas ao nosso redor. Quem tem o Ascendente em Leão, tende a se beneficiar de forma menos evidente do trânsito de Júpiter em Câncer que os demais, mas será capaz de gerar grande riqueza do próprio coração. Este é um ciclo oportuno para curar traumas e feridas, afastar-se do que lhe faz mal, superar vícios, encontrar a paz dentro de si e internalizar certos conceitos. A melhor forma de aproveitar essa passagem seria programando um retiro espiritual, uma jornada em lugares menos agitados ou, se tiver o privilégio, um ano sabático. Num sentido concreto, é auspicioso para quem mora (ou deseja morar) fora do país. Pede, contudo, cuidado com leis e traz algumas preocupações com filhos.
Ascendente em Virgem: os mais beneficiados pelo trânsito de Júpiter em Câncer do zodíaco, quem possui o Ascendente em Virgem viverá um período de extrema boa sorte, libertação, prosperidade e abertura de portas. Seja grato ao lado milagroso que a vida está prestes a lhe apresentar, desfrutando de cada presente recebido. Esta é a fase ideal para realizar sonhos e contar com a ajuda do universo. Não esqueça que o cavalo de Zeus, às vezes, só passa uma vez! Além disso, é um excelente período para as amizades, filhos e o amor, podendo trazer muita celebração e esperança!
Ascendente em Libra: num mundo que nos cobra tanto o sucesso profissional, ter essa área da vida contemplada pelo trânsito de Júpiter em Câncer é, sem dúvidas, algo a comemorar! Com ele, a chance de ascender e prosperar cresce exponencialmente, permitindo com que você seja reconhecido pelo seu trabalho e conhecimento. Consequentemente, a vida prospera e as oportunidades se multiplicam, incluindo as de causar uma boa impressão e ganhar certa popularidade. Espere também muita movimentação, como viagens profissionais, entrevistas, contatos importantes e exposição. É excelente para publicações e inauguração de projetos, bem como vitórias em processos e competições.
Ascendente em Escorpião: para quem se sente perdido ou busca uma confirmação da direção que vem tomando, Júpiter em Câncer traz a certeza de onde você deve apontar a sua bússola. O período promete inspiração divina, profecias e um forte senso de propósito, ajudando nas escolhas da vida. Mais do que isso, a fase é favorável à construção de conhecimento e sabedoria, modificando significativamente sua visão de mundo e, quem sabe, até trazendo um novo estilo de vida. Também traz impulsos muito positivos para grandes viagens, assuntos jurídicos, filhos e finanças.
Ascendente em Sagitário: este é um trânsito que pode ser radicalmente diferente a depender de outras ativações de seu mapa; para uns, a minoria, é uma fase de riscos, sendo necessário assumir as virtudes da prudência e da temperança, pois os excessos (seja de otimismo ou de qualquer outro comportamento) podem levar a uma situação sem volta; já para outros, a maioria, é um momento de resolução de problemas ou sorte em situações críticas, possibilitando a reversão de quadros negativos em positivos. Também traz parcerias lucrativas, alta nos investimentos, heranças e outras formas de lucro que vem de fontes externa. É também prevista mudança de casa, que pode ocorrer de maneira repentina e com gastos.
Ascendente em Capricórnio: abra-se para as bênçãos que partem dos outros, pois este é um ciclo auspicioso para encontrar pessoas generosas e dispostas a se associarem a você ou, de alguma forma, a contribuírem com seu desenvolvimento. Parcerias profissionais, novos clientes, aumento do público, engajamento externo: todo esse leque de possibilidades o envolverá em relações promissoras. Inclusive, é um trânsito muito auspicioso para relacionamentos afetivos e a chegada de pessoas que marcam sua vida profundamente, mas é importante não se exceder na expectativa e deixar as coisas fluírem, pois há uma tendência em ver o outro como a salvação de todos os seus problemas. Júpiter em Câncer também será favorável às suas viagens, fazendo com que você seja bem recebido aonde estiver. O lado negativo, porém, é o aparecimento de inimigos ou problemas de saúde quando Júpiter estiver em oposição próxima ao grau do seu Ascendente.
Ascendente em Aquário: Júpiter em Câncer deve ajudá-lo nos temas de trabalho, proporcionando resultados positivos e aprendizados de ordem prática. É interessante, sobretudo, para prestadores de serviço e aspirantes a cargos público. Independente da sua área, o trânsito refletirá positivamente nas suas finanças, embora haja uma tendência maior de gastos para resolver problemas gerais da vida. É uma fase ótima para a conexão com a natureza e adoção de animais domésticos. No lado negativo, pede cuidado com a saúde, especialmente problemas respiratórios e aqueles que vêm por consequência do excesso de gordura ou retenção de líquidos.
Ascendente em Peixes: este é um período em que tudo o que você tocar tende a se multiplicar. A fertilidade astral está no ápice, favorecendo abundância em todos os aspectos da vida, com ressalvas para o financeiro prejudicado pelo trânsito de Saturno em Áries. Ainda assim, Júpiter alivia seus males e proporciona alguma compensação. Além disso, é uma fase favorável à gravidez e ao sucesso dos filhos, com muita comunhão e aprendizado. Júpiter em Câncer fornecerá inspiração e criatividade, incentivando-o ao envolvimento com atividades artísticas e culturais, bem como a criação das suas próprias obras. Em alguns casos, indicará mudanças profissionais promissoras, mesmo que aconteçam de forma súbita. Novos interesses e hobbies surgirão, ampliando o seu campo de atuação no mundo ao resgatar talentos adormecidos na alma. Por fim, o ciclo também é auspicioso para a prática esportiva e tudo o que exige movimento.
Guilherme de Carli
Estude Astrologia Tradicional comigo! Saiba mais: https://linktr.ee/nodonorteastrologia
Adorei! Meu filho vai nascer sob essa configuração :)
🎶Quem vai fazer a Revolução Solar desse ano com o ú na mão porque tem ascendente em Sagitário e Júpiter vai ser o senhor do ano põe o dedo aqui, que a casinha vai fechar, não adianta chorar🎶 😅 (rindo de nelvoso)